sábado, 20 de agosto de 2011

PSOBR ressurge das cinzas

De um projeto que surgiu em meados de 2002, o PSOBR por bastante tempo foi uma das fontes brasileiras sobre a divisão online da série Phantasy Star, da qual ao longo dos anos o PSOBR acompanhava de perto a jogatina online de muitos jogadores e a evolução entre os episódios da série.

Sempre fui um grande fã da série Phantasy Star e os acompanhava desde seu inicio no videogame Master System e depois no Mega Drive. Porém foi no Dreamcast que conheci o lado online da série, através dos PSO V1 e depois o V2 (eram 2 games bem únicos na época e até para os padrões atuais). Ambos os jogos se tornaram verdadeiros clássicos do Dreamcast, até que infelizmente um dia a Sega fechou seus servidores.

Após um tempo passado desse período eu resolvi pesquisar na internet por novidades sobre a série, que foi quando achei um servidor "alternativo" que estava sendo feito e num estágio bem inicial e... era pra versão PC do jogo. Existe PSO pra PC? Sim?

Na época poucos sabiam da existência de PSO para PC, já que ele só foi lançado para PC lá no Japão (e por sorte trazia inglês como uma das opções de idioma). Também já sem o servidor oficial da Sega, esse servidor alternativo surgiu para dar suporte inicialmente a essa versão, tornando o PSO para PC acessível pela primeira vez ao ocidente.

No seu início tudo foi complicado, não haviam quests (missões), haviam muitos de bugs, nem o chat funcionava direito, mas fui acompanhando toda a evolução, que foi bastante rápida. Com o tempo recebi a autorização do criador para ter um servidor independente e 100% brasileiro para o PSO de PC, na época foi incrível ter a oportunidade de rejogar um game que gostava tanto e que não podia jogar já que o servidor oficial havia sido fechado, mas agora estava jogando novamente e tendo um servidor particular pra jogar com os amigos.

Foi uma grande época, e foi exatamente nessa fase que nasceu o site PSOBR, ao saber que a série estava no PC (por isso que o site acabou priorizando sempre as versões PC) a empolgação foi tão grande que um site se tornou essencial na divulgação do jogo, então que surgia a primeira versão do site PSOBR.

Surgimento do PSOBR, um site bastante simples, mas que trás grandes lembranças


Foram muitos meses de diversão jogando PSO no PC, até que com o tempo chegou a novidade de que um novo PSO estaria em desenvolvimento para PC, o que ficou conhecido depois como PSO Blue Burst. O site PSOBR passou então a priorizar esse novo título, trazendo informações sobre ele e focando num sistema de notícias e artigos.

imagebam.com

Segunda versão do site PSOBR, dessa vez com um design "ligeiramente" melhor.


Após esse período dedicado ao PSOBB, e de alguns imprevistos nesse meio tempo, o site PSOBR foi deixando em "stand-by".

Mas... aproximadamente um ano depois, resolvi conferir alguns dados do site e para minha surpresa ainda haviam muitas visitas, além disso eu sempre recebia emails de gente incentivando a volta do PSOBR, foi quando percebi que as pessoas haviam "se apegado" ao site. Uma surpresa agradável ao ver que existiam fãs verdadeiros da série e fãs do site em si querendo o retorno do mesmo, então que foi pouco depois desse período que começamos a ouvir sobre o surgimento de Phantasy Star Universe.

imagebam.com

Site passa a ter seção dedicada ao Phantasy Star Universe

Na idéia de dar um grande suporte ao Phantasy Star Universe, e com grandes expectativas sobre o jogo, uma segunda versão do site foi criada, surgindo então o "PSU Sedai":

Site recebe novo design e também uma nova identidade

Infelizmente, com o lançamento de Phantasy Star Universe muitos se decepcionaram com o rumo que a série tomou, já que Phantasy Star Universe alteraria em muito a fórmula vista nos Phantasy Star Online. O título foi bastante polêmico, sem menospreza-lo demais é possível dizer que foi um balde de água fria para muitos fãs. O próprio site PSU Sedai ficou sem rumo e foi deixado de lado.

Então chegamos aos tempos atuais, com o anúncio de Phantasy Star Online 2, algo que muitos fãs sonhavam há muito tempo, e pelo fato da Sega ter mostrado que aprendeu com seus erros (os episódios para portáteis corrigiram as principais falhas do PSU), temos a esperança, e dessa vez expectativas reais, de que PSO2 pode ser o retorno triunfal e grandioso da série. Foi desse fato, e dessas expectativas reais, que resolvi retomar com o PSOBR, na idéia de que os fãs brasileiros e orfãos da série tenham um novo ponto de referência para acompanhar as principais novidades e, conforme a demanda, podemos até retomar com o antigo fórum em algum momento e/ou futuramente nos unirmos através de uma guild no jogo.

Temos o retorno então do PSOBR, sua fonte em português sobre Phantasy Star Online.

2 comentários:

Alen disse...

Gostei da intro, vou acompanhar o site :D

Hazuki disse...

Dessa história toda eu não sabia! Mas só comprova o carinho do Citan com a série. Quem curte PS0 já deve ficar ciente que este blog está em muito boas mãos!

Espero me aprofundar mais nesse lado online da franquia, pois o título que mais joguei da mesma fora — acho que podemos considerá-lo um spin-off — Phantasy Star Zero (DS), o qual tenho boas lembranças.

Boa sorte Citan, e que consiga reunir os fãs da de PS0 novamente.