terça-feira, 1 de maio de 2012

"Resumão" do Closed Beta, e nova conferência em breve!

O Closed Beta de Phantasy Star Online 2 teve seu encerramento ontem, após ter sido estendido por mais dois dias além do previsto inicialmente. Logo abaixo fiz um pequeno resumo em imagens do que conferi ao longo da semana de Closed Beta:

               O início do Story Mode, que foi a grande novidade do Closed Beta, sendo apresentado pela primeira vez aos jogadores.


 A esquerda, pela primeira vez no Lobby do jogo; na direita, o sistema de ranking das missões.


Chefe da área Forest.


 Jogadores japoneses fazendo uma dancinha no lobby do jogo. Os Rappys amarelos são roupas especiais que os jogadores recebiam ao completar cartelas na raspadinha virtual.


Também não poderia deixar de ter meu momento Rappy, claro.


Gameplay da Caves.
 

Minha primeira red box em Phantasy Star Online 2. Havia pouca variedade de itens no Closed Beta, então nada de muito interessante foi adquirido nessa box em especial.


Chefe da Caves. 


 As Multi Party Areas sempre garantiam alguns dos momentos mais divertidos (e caóticos) do jogo, ao lado de multiplicadores de exp, magia, entre outros.


Meu simplório e humilde "My Room". 


 Um resumo final (level e tempo de jogo) do meu personagem no Closed Beta

Entre alguns comentários do Closed Beta eu destacaria, com total certeza do fato, que a Sega e SonicTeam conseguiram resgatar totalmente o feeling de estar jogando um legítimo Phantasy Star Online, tudo o que fez a divisão online da série ser o que é está presente em Phantasy Star Online 2, enquanto que o jogo também apresenta inúmeras novidades na sua fórmula, passando pela jogabilidade, mais moderna e variada, até as alterações menores (mas não menos importantes) nos sistemas de times, party, mags, etc. É uma sensação de clássico misturado com o novo de uma maneira mais do que perfeita.

Mas dentre todas as alterações e evoluções eu citaria as "Multi Party Area" como uma das novidades das quais mais me surpreendeu. Em inúmeros momentos o jogo permite que partys diferentes (totalizando até 12 jogadores) se encontrem nas variadas áreas do jogo e passem a jogar em equipe, e não foram poucas as vezes em que essas áreas criaram as situações mais inusitadas no jogo, com diversos monstros especiais e eventos ocorrendo ao mesmo tempo, sempre resultando em momentos fantástico e criando situações totalmente inéditas dentro da série.

Até então a série sempre teve aquele formato mais de "panelinha" de jogadores, mas as Multi Party Area vieram para ir de oposto a isso, unindo jogadores e times diferentes, por mais que os jogadores ainda tenham total liberdade de ter seu jogo fechado a um grupo específico de amigos, caso prefira ou não esteja querendo compartilhar de Multi Party Areas no momento.

Já o Story Mode, introduzido aos jogadores pela primeira vez no Closed Beta, ficou devendo um pouco pela falta de dinamismo. Acontece que, apesar do grande cuidado com personagens e dublagens, o formato de missões do Story Mode se demonstrou um tanto cansativo.

O problema por trás do Story Mode é que em inúmeras situações ele exige que o jogador vá de encontro a algum personagem ou busque algum item em determinada área, sendo que as áreas do jogo são geradas aleatoriamente. A busca por itens não chega a ser um problema, já que são facilmente adquiridos entre os inúmeros monstros do jogo, mas encontrar determinados personagens em áreas que são geradas aleatoriamente se transforma muitas vezes em uma jornada de tentativas e erros, já que o jogador acaba tendo que ficar indo e voltando nas diferentes áreas até que tal personagem apareça e a história do jogo prossiga, atrapalhando um pouco o ritmo de um jogo que, fora esse tipo de situação, é extremamente dinâmico.

O Story Mode não foi algo muito longo no Closed Beta e podia ser rapidamente finalizado, porém esse formato dele pode, e muito, ser melhorado até o lançamento final do jogo. É o único pequeno defeito do jogo, que se não resolvido logo pode se tornar um incomodo mais irritante conforme o Story Mode tomar proporções maiores.

Por um outro lado as "Order Missions", missões que diversos personagens vão entregando ao jogador, são alguns dos momentos mais legais do jogo. Acontece que as Order Missions não atrapalham em nada o ritmo de jogo, onde os jogadores provavelmente irão concluir diversas dessas missões naturalmente ao jogar, já que as mesmas giram em torno de situações típicas do jogo.

As Order Missions são entregues por NPCs no lobby e variam entre situações como: matar certo tipo de monstro ou uma determinada quantidade, usar determinado tipo de arma ou habilidade, interagir com algum personagem, comprar determinado item, entre outras situações que o jogador vai por muitas vezes completar no seu próprio ritmo de jogo, sem interferência ou qualquer obrigatoriedade, sendo uma idéia bem inteligente para que sempre haja algo a mais de incentivo aos jogadores.

De uma maneira breve o Closed Beta, ainda que limitado em áreas disponíveis e opções, serviu para que qualquer desconfiança quanto a qualidade do jogo pudesse ser eliminada, onde todas as expectativas, das quais já eram grandes, se tornaram ainda maiores após conferir o Closed Beta e encontrar o que promete ser um sucessor digno de receber o nome de Phantasy Star Online 2.

O que vem por aí?

Já seguindo em frente, a próxima etapa para Phantasy Star Online 2 será a de Open Beta, que apesar de ainda estar sem data prevista, não deve estar muito distante. Algo interessante para o Open Beta é que, ao contrário das etapas de Alpha e Closed Beta, a partir do Open Beta os personagens criados pelos jogadores não serão mais deletado, todo o conteúdo do Open Beta em diante está previsto para ser levado diretamente ao jogo em sua versão final.

Para os próximos dias, especificamente dia 03 de maio, a Sega fará uma nova conferência de Phantasy Star Online 2. A conferência será dividida em duas partes, uma primeira (prevista para as 13:00 no horário japonês) será focada em apresentar áreas inéditas, além de armas, missões, e outras novidades, enquanto que uma segunda parte (prevista para as 15:30 no horário japonês) servirá para tirar dúvidas de fãs.

A conferência será transmitida ao vivo neste link, podendo ser assistida por todos. Todos os principais detalhes serão divulgados em nosso blog assim que possível.

3 comentários:

AndreBHZ disse...

Caiu até uma lagrima agora, coração até bate mais forte vendo essas belissimas imagens CitanMK. Te agradeço imensamente por proporcionar essa alegria de ver como está o PSO2 e saber das novidades. Por favor, continua atualizando o blog que eu vou acompanhar com toda certeza. Eitaaa saudadeeeee...

Citanmk disse...

Valeu pelo apoio Andre, hoje e sempre! PSO2 está ficando excelente e espero que em algum momento a gente consiga unir o pessoal como nos velhos tempos. O jogo promete!

Anônimo disse...

Estás de parabéns CitanMK, bela resenha! O jogo parece prometer muito. Só no aguardo do openbeta agora!